Wednesday, June 21, 2006

 

A atitude do caminhante



O caminho que escolhemos é importante, mas a atitude com que o percorremos é também fundamental.

Se nos mantivermos numa atitude de quem procura perdemos as vantagens de quem anda numa de encontrar. Certo, eu tento explicar melhor. Se nos concentrarmos exclusivamente no que procuramos, podemos perder coisas importantes pelo caminho. Exemplifico com as palavras de Kurt Tepperwein: “Um pesquisador de ouro, que esteja fixado apenas no ouro, eventualmente acabará por encontrá-lo. No entanto, é provável que descubra diamantes e nem sequer dê por isso.” É uma metáfora bem ilustrativa do que muitas vezes perdemos por andarmos obcecados à procura de algo específico.

Então qual parece ser a melhor solução? Uma atitude receptiva, aberta, atenta, desperta para as bênçãos que podemos encontrar no caminho. É importante permitirmos que a vida nos presenteie com dádivas que não tínhamos sequer imaginado e que nos mostre um caminho que pode não ser o que inicialmente traçámos mas que se revela afinal como sendo o nosso caminho, o que está em harmonia com o Universo, o que nos preenche verdadeiramente a alma.

Resumindo: Procurar é decidir o que se quer, é obstinadamente perseguir um objectivo sem ver mais nada à volta, é perder grande parte do prazer e da riqueza da caminhada e até talvez o caminho. Encontrar é traçar um rumo mas permitir-se interagir com o Universo, estar atento ao percurso, admitir uma sabedoria superior, aproveitar a viagem, crescer com ela, tornar-se mais realizado e mais feliz.


(Imagem: Fotografia FogStock)

Comments: Post a Comment



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?