Saturday, June 10, 2006

 

Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas

Sou, antes de qualquer outra coisa, uma cidadã do mundo. Mas o espacinho desse mundo que representa a minha identidade e a minha paixão é mesmo Portugal. Não nasci cá, mera questão geográfica que em nada impede que o meu coração sempre tivesse sido, seja, e prevejo que sempre será, muito português. E, sim, eu tenho a bandeira portuguesa na varanda, desde o Euro 2004. Não consegui tirá-la, parecia-me um acto anti-patriótico. Vá-se lá entender estas coisas do coração, não é?

Gostaria de realçar duas coisas do discurso comemorativo do Presidente da República. A primeira, a luta contra o pessimismo. É demasiado fácil ceder à negatividade e passar a vida a reclamar de tudo o que está mal. O que me leva ao segundo destaque: a responsabilidade individual. Parece ser um hábito responsabilizar-se o estado, a escola, os outros… sempre os outros, por tudo aquilo que achamos que devia ser feito. E nós? Até que ponto estamos conscientes de que somos todos em grande medida responsáveis pelas questões não só individuais como sociais e mundiais? De que forma estamos dispostos a dar o nosso contributo?
E, já agora, por falar em presidentes, vou citar outro, John F. Kennedy, que dizia “Não pergunte o que o seu país pode fazer por si, pergunte antes o que pode fazer pelo seu país”.

Terminava o Presidente da República Portuguesa: “O país será o que fizermos dele”. Apoiado. Que cada um assuma a responsabilidade de agir sobre a sua vida, o seu país, o seu mundo.





<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?