Saturday, July 01, 2006

 

Dos padrões, dos estereótipos, da tradição, das imposições sociais, chamem-lhe o que quiserem...



Descobri um destes dias que usar puxinhos (ou rabichos ou totós, ou o que for) depois dos trinta pode ser considerado crime. Ainda não percebi bem de que tipo. De lesa-sociedade, ou lesa-tradição, ou lesa-mentes estagnadas num século qualquer… Não sei. É que eu tenho de confessar a minha ignorância nesta matéria, nunca vi escrita em lado nenhum esta regra básica de vida. Talvez porque não sou fã de livros de etiqueta e não li a Bíblia toda. É lá que se encontram citados os preceitos a seguir, certo? Ou é em algum outro lugar que desconheço?

E já agora, outra confissão, mesmo que o tivesse visto escrito em algum lugar de mérito reconhecido, o mais provável era continuar a não cumprir. Por uma razão muito simples, não percebo a sua lógica. Não consigo entender porque é que quando se é criança ou adolescente se pode apanhar o cabelo com dois elásticos mas depois a partir de certa altura (obviamente eu não sei qual) já só se pode atar o cabelo com um elástico. Só me ocorre uma razão, poupar elásticos. Não consigo encontrar mais nenhuma. Se alguém, algum dia, me conseguir explicar a lógica disto, eu talvez entenda e talvez até adira, enquanto isso, os padrões que eu seguir serão os que se identificam comigo, aqueles em que eu acredito, não aqueles que a sociedade me impõe.

E em termos de regras sociais, para mim reduzem-se todas a uma. Como Jesus reduziu todos os mandamentos ao amor, eu reduzo todas as regras de convivência ao respeito. E esse preceito eu sigo por convicção bem forte.

Não consigo ter o mais leve vislumbre de que forma é que usar dois elásticos em vez de um pode desrespeitar alguém, mas ainda assim, peço desculpa a quem se sentir desrespeitado pelo que considera ser o meu desrespeito pelas regras sociais. Mais não posso fazer. Não vou deixar de ser quem sou, não tenho “horas” para começar ou deixar de fazer ou usar o que quer que seja só porque fica ou não fica bem. Diz quem???


(Imagem: Lydia Monks, Hair)

Comments:
Ora nem mais :) Concordo plenamente :D
 
Ainda bem que concordas Carlota. Bem-vinda ao clube!
 
Post a Comment



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?