Saturday, July 08, 2006

 

Nem sensibilidade nem bom senso



Pela recente reabertura da Praça de Touros do Campo Pequeno, porque se aproxima a temporada propícia e se espalham por aí como cogumelos, e porque alguém outro dia me aguçou de novo a revolta, cá vai, a temática de hoje é a tourada. E a frase que me fez entrar em ebulição: “O … acha que os touros até gostam.” Ah, eu também acho! Acredito até que não devem ter sonhado com outra coisa a vida inteira!

E isto faz-me confusão. Muita mesmo. Tenho muita dificuldade em compreender como é que se pode gostar de ver um desgraçado de um animal a ser continuamente espetado, com urros de glória e aplausos de herói, e tantas mais palmas quantas mais farpas e quanto mais sangue jorrar e escorrer pelo negro do seu dorso. Pura crueldade. Puro acto de tortura. Com que objectivo? Entreter e encantar o público insensível e não pensante. Porque se fosse sensível não poderia concordar, assistir, e muito menos ter qualquer prazer com a tortura de um ser vivo. E se fosse pensante, já teria parado para tentar perceber porque se regozija tanto em assistir a tal acto de humilhação e de sofrimento.

E ninguém me convence com essa tanga da tradição. Por algum motivo nós fomos dotados de alguns neuroniozitos, talvez fosse bom darmos-lhes algum uso de vez em quando e começar por perceber que nem tudo o que é tradição é bom. A escravatura também já foi tradição durante muito tempo, os autos-de-fé também foram tradição, e por acaso também juntavam às centenas nas praças a deliciarem-se com a visão das pessoas a serem queimadas, com o cheiro dos corpos humanos assados, com os gritos de dor. Muitas outras atrocidades foram cometidas em nome da tradição.

E em pleno século XXI as praças ainda se enchem de delírio perante o massacre. E há honras de banda para cada ferro bem metido. E se o animal foi bem torturado, se ficou bem cravejado de ferros às bandeirinhas coloridas a rasgar-lhe os flancos, então o autor do glorioso feito tem direito a honras de pé, a palmas estrondosas, a congratulações entusiasmadas, a flores… Exige-se a tortura. Glorifica-se o torturador. Recompensa-se o sangue com as flores.
Isto faz algum sentido?
Com que direito se faz isto aos animais? Em nome de quê? Não têm eles o mesmo direito à vida, e à liberdade, e ao bem-estar? Supostamente nós deveríamos ser animais racionais, com algumas qualidades superiores às deles, e no entanto os animais não torturam por prazer e só atacam por medo ou necessidade. Qual é o medo ou necessidade, bem escondido lá no fundo, que faz com que seres humanos se comportem desta maneira?


(Imagem: Francisco de Goya, Picador Atingido pelo Touro)

Comments:
Eu não sou capaz de comentar este assunto...
Vim só dizer um "olá" :)
 
Estou de acordo contigo. Não compreendo que razão justifica tal tortura. Não compreendo como é possível que esses "eventos" proliferem e sejam patrocinados com altas honras...

Acho puramente desprezível.

Posso postar a parábola que deixaste no comment da Rosa do Sorrisos aos Molhos no meu blog?

Gostei muito do texto e acho que enaixa perfeitamente no que lá tenho deixado escrito.

Beijinhos e muito gosto.

:)
 
Rosa: Olá para ti também. Bem-vinda.

Maracujá: É claro que podes postar a parábola, o que é bonito, positivo, edificante, deve ser partilhado e divulgado o mais possível. estás à-vontade.
Beijinhos
 
Primeiro que tudo, obrigado pelo comentário deixado.

Segundo, este seu tema deixa-me sempre chateado.
Porque detesto touradas.
Porque ver matar um animal, seja ele a,b ou c, sempre me faz ter um desejo de revolta para as pessoas que o fazem.

É um "espectáculo" que evito ver.
 
Mais um post em que concordo plenamente contigo... Infelizmente ainda não somos todos a achar o mesmo :(
 
Sonhador: Não é preciso agradecer, embora seja simpático. Acho que deveríamos sempre elogiar aquilo de que gostamos e fazer disso uma das nossas prioridades de vida. O mundo já tem negatividade de sobra, se pudermos contribuir com qualquer coisa, pequena que seja, de positivo...

E então não agrada o tema?!? É natural, era de prever que alguém com este smile, "sonhador", e com o Clube dos Poetas Mortos no top não gostasse!
:)


Carlota: E mais uma vez, ainda bem que concordas. Será do Sagitário?

É verdade que ainda não pensamos todos o mesmo, mas tenho fé que seremos cada vez mais.
:)
 
É capaz Olga :)
P.S. Obrigada pela visita :)
 
Não gosto de touradas nem considero isso "factor cultural". Por alturas dum festejo qualquer no sitio onde vivo, resolveu a entidade máxima do concelho "premiar" os seus eleitores, com este triste espectáculo.Nos poucos minutos que estive no local limitei-me a fotografar a expressão de triunfo doentio da besta humana.
Depois saí com a mesma sensação com que entrei...
 
Ilhota2: Já pensaste em fazer uma exposição com essas fotos? Ou confrontar as pessoas com elas, de alguma forma? Será que se tocavam ao ver as suas próprias expressões? Começariam a pensar sobre o assunto?...
;)
 
Post a Comment



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?