Tuesday, July 25, 2006

 

Saber versus sabedoria, ou (talvez) a apologia do esquecimento



Durante muito tempo andei preocupada com o facto de não ter boa memória. Os amigos têm de me lembrar das nossas brincadeiras e aventuras de velhos tempos, não consigo lembrar-me dos títulos de grande parte das minhas músicas preferidas e muito menos associá- -los aos nomes dos intérpretes, nem vale a pena perguntar-me como se vai para não sei onde (porque quando eu preciso de lá chegar vou perguntando às pessoas que vou encontrando pelo caminho); informações acumuladas são, em grande parte, rapidamente esquecidas e de novo procuradas cada vez que são necessárias.

Preocupei-me com isto durante muito tempo, mas agora deixei-me disso. Comecei por aceitar esta minha característica (às vezes não aceitarmos as coisas é o maior dos problemas), e por arranjar forma de a contornar.

E para me ajudar nesta minha mudança de perspectiva foram-me surgindo várias citações que me deixam mais tranquila e me mostram que estou no caminho certo:

“Noventa por cento das informações são inúteis, nunca serão utilizadas ou mesmo recordadas.”
Augusto Cury

“Na busca dos saberes cada dia alguma coisa é acrescentada. Na busca da sabedoria cada dia alguma coisa é abandonada.”
Tao Te Ching

“Não precisamos ter conhecimento intelectual para evoluir, pois algumas pessoas não sabiam sequer ler ou escrever, mas possuíam uma grande sabedoria interior.”
Dulce Regina

Procuro despir-me do que aprendi.
Procuro esquecer-me do modo de lembrar que me ensinaram,
e raspar a tinta com que me pintaram os sentidos,
Desencaixotar minhas emoções verdadeiras.
Desembrulhar-me e ser eu, não Alberto Caeiro,
mas um animal humano que a natureza produziu.
Mas isso (triste de nós que trazemos a alma vestida!),
isso exige um estudo profundo,
uma aprendizagem de desaprender...
Alberto Caeiro


E na sequência do que considerava um problema, acabei por encontrar uma perspectiva que para mim faz tanto sentido: saber e sabedoria são coisas muito distintas. Tendemos a acreditar que acumular conhecimentos é sinónimo de sabedoria, mas não é verdade. Pode ajudar, mas não é condição fundamental. E se alguém me perguntar se prefiro ter muita sabedoria ou muitos saberes não sentirá qualquer hesitação na minha resposta, se o meu cérebro está mais ou menos atulhado de informações mais ou menos (in)úteis (podemos sempre encontrar informações nos mais variados locais), não me preocupa muito, mas, em contrapartida, preocupa-me o facto de estar ou não a aumentar a minha sabedoria, e nisso sim eu gostaria de investir, e gostaria de ter sempre a capacidade, e o privilégio, de em cada momento da vida aprender mais alguma coisa e ficar um pouquinho mais sábia.


(Imagem: Fotografia Olga Correia)

Comments:
Entao continua com toda essa sabedoria :)
E já agora a foto está mesmo muito bonita!

Beijinhos :)
 
"Toda essa sabedoria"... Ha,ha,ha...
Não faço mais do que tentar, um pouquinho cada dia. Mas o caminho é longo e trabalhoso, e nunca sabemos muito bem em que ponto já estamos, apenas que ainda falta muito...

Sobre a foto, obrigada :)
Jinhos
 
Mas o importante é que contiuamos o caminho, e seguimos sempre em frente :)

Beijinhos :)
 
Há quem goste de dizer que a memória das pessoas é selectiva q.b.
Não sei se é se não, no entanto, todos nós recordamos melhor uns pormenores, que outros.Talvez pela importância que lhe atribuímos, talvez pelo que sentimos num ou noutro momento, ou pelo que nos marcou de forma positiva ou negativa.
Ou talvez não...
 
Mamaíta: Sem dúvida. Sempre em frente e sem parar...
:)

Ilhota2: É uma perspectiva que me agrada, assim posso confiar na sabedoria da selectividade da minha memória e acreditar que o que se foi não me fazia falta...
:)
 
Post a Comment



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?