Saturday, September 30, 2006

 

Abaixo os egos, os julgamentos e as prisões




Na sequência de uma nóia com que andei há um tempo (a das gavetas e dos rótulos), apareceram-me agora vários textos, de várias fontes (todos ao mesmo tempo para eu não ter desculpas de que não percebi a mensagem, são aquelas coincidências sincronísticas…) a reforçar a ideia de que a tirania do ego é tentar convencer-nos (e conseguir, na maior parte das vezes) de que precisamos de limites, de que precisamos de julgar o que é certo e o que é errado, o que é bom e o que é mau, o que se “deve” e “não deve”…

O julgamento e o medo alimentam o ego, e o ego é a nossa prisão. E o mais inacreditável é que nós agarramo-nos com unhas e dentes a esta prisão, defendemo-nos ferozmente de tudo o que possa pôr em causa este ego, estes limites, estas grades. Agarramo-nos porque é o conhecido, porque nos dá um falso sentido de segurança, porque temos medo do que possa estar além, porque pensamos que é aquilo que somos e, na verdade, é precisamente o que nos impede de sermos quem somos.

Se conseguíssemos ter uma percepção clara desta realidade, faríamos tudo para nos libertarmos em vez de fazermos tantos esforços para continuarmos presos.

E se para abrir as grades é preciso libertar o ego, e para isso é condição não dar guarida ao julgamento, vou fazer um grande esforço para tentar não dizer “isto é certo, aquilo é errado”, “isto é bom, aquilo é mau”. “Isto” simplesmente é. É assim como é. É assim como tem de ser. É assim como Deus quer. E então, até se pode deixar a neutralidade e passar do “isto simplesmente é” para o “se é assim é porque Deus quer, e se Deus quer é porque é bom” (porque, de alguma forma, me faz crescer, me leva a progredir e me conduz a uma situação melhor…). E nesta perspectiva tudo é bom, mesmo que à primeira vista (ou segunda ou terceira… pronto, à vista humana) pareça mau. Pode ser polémico para muita gente, eu sei, mas eu acredito firmemente nisto.


(Imagem: Fotografia Olga Correia)

Comments:
Eu sei que acreditas firmemente no que disseste.
Eu, porém, não tenho medo que me julguem. Ajo de boa fé, nunca deixo para trás um amigo, não me esqueço do que me fazem, nem dos que me querem bem, não descuro alguém que simplesmente precisa de mim, não guardo recentimentos de ninguém (mesmo daqueles que já me quiseram mal), etc.
Se faço julgamentos! Isso todos nós fazemos, sejam eles certos ou errados aos nossos olhos! Mas evito.
Tento sempre colocar-me do outro lado, para perceber porque determinada pessoa ou animal agiu de uma dada maneira.
Quanto ao medo alimentar o ego, penso que tens razão. O meu medo é errar ou construir um raciocínio errado sobre algo. Por isso, talvez, eu seja um pouco perfeccionista. Estou constantemente a colocar metas a mim mesma e quando as atinjo... eis que o meu ego cresce mais um pouco.
Contudo, não sinto que o meu ego é a minha prisão. Pois simplesmente, não me lembro diariamente da sua existência. Daí estar livre! Bj
 
Pode ser polémico para muita gente, eu sei, mas eu acredito firmemente nisto: as chamuças deveriam ser devidamente reconhecidas como tratamento de vanguarda de úlceras aftosas hemorroidais. isso e também os sugos de marmelo que fazem tão bem ao tendão de aquiles. mas pronto isto só só eu a falar!
 
Muito interessante...
Este texto apareceu-me num dia em que uma grande "batalha" foi travada com o meu Ego. Ainda é dificil dizer quem levou vantagem mas presinto que o meu Ego ganhou esta "batalha". Mas quem ganhará a "guerra"?
Sincronissidades...eheh que mundo curioso :)
 
Eu acho que o meu ego me trai por vezes.Mas isto também é só um desabafo...
 
Fátima Vinagre: O que eu digo sobre o julgamento não se refere propriamente ao que os outros façam sobre mim mas ao que eu possa fazer sobre os outros, sobre as situações e o que me rodeia... É mais prejudicial para mim o meu julgamento do que o dos outros. E julgamento é essencialmente no sentido de precisarmos de definições, de classificações... A noção de certo e errado, por exemplo, é uma criação do ego que nos leva a fazer estas divisões para nos impedir de simplesmente aceitarmos a vida como ela é.
Embora não sintas conscientemente a influência do teu ego, podes crer que ele te condiciona. Por exemplo, é o teu ego que te diz que estar sempre certo é que é bom, por isso tens medo de errar e te tornas perfeccionista, e com isso prisioneira. Ser livre implica não se deixar condicionar pelo medo, e isso só vai acontecer quando conseguirmos aceitar toda a paleta das cores e não apenas as que consideramos certas.
:)

Embalador de codornizes: Pois és só tu a falar e ainda bem que falaste. Estava a fazer aqui falta o teu sentido de humor. Vai aparecendo...
:)

João Castro: As sincronicidades deste mundo fascinam-me. Se estivermos atentos ficamos maravilhados com a forma como o Universo comunica connosco, nos ilumina e guia.
Às vezes para ganharmos uma guerra temos de perder algumas batalhas, ou como diz uma senhora fantástica que muito admiro, Maria Flávia de Monsaraz, "não se pode dar um passo na luz sem se ter dado um passo nas trevas", querendo dizer sem se ter passado pelos espinhos, faz parte da aprendizagem, aceitemo-lo com serenidade e voltemos a tentar.
:)

Ilhota2: Trai-te o teu e o de toda a gente. Temos é de andar atentos para que esse traidor nos influencie cada vez menos.
:)
 
A natureza do comportamento Humano é de facto muito complexa, e há um conjunto de consequências nefastas tanto auto-destrutivas como para os que nos rodeiam, decorrentes dessa Natureza Humana quando dominada pelo Ego, quando desprovida de espiritualidade e no esquecimento de Deus, desprovida do verdadeiro sentido da vida...

Gostei muito do seu blog, dos seus textos em jeito de desabafo, das fotos fantásticas... Vou voltar mais vezes!

Rei Sapo
 
Rei Sapo: Realmente, "o verdadeiro sentido da vida" encontra-se cada vez mais à medida que o ego nos domina cada vez menos...
Obrigada pelos elogios.
Volta sempre.
:)
 
At first glance I love the unlockedness of it all.

At second glance I was reminded of Sid Vicious and his girlfriend Nancy

And I want to finish up this comment so I can go glance at it again.
 
Vim até aqui, trazida pela "Nave Azul" e encontro alguem já determinado a aceitar que "“Isto” simplesmente é".

Aprecio, congratulo-me e congratulo-te e

Acredito firmemente que se tu consegues essa determinação, é porque mais gente também o vai conseguir, tal como eu...

Porque o primeiro passo, o de acreditar, crer firmemente que é assim, esse, eu já dei!

Obrigado pela tua partilha.
rosario
 
Abaixo os Egos? Talvez não. Enquanto experimentamos a vida e eles estiverem presentes, temos que encontrar uma forma de lidar com eles. Tudo ocupa o seu devido lugar enquanto for necessário.

Julgamentos? Talvez não. É preferível escutar, sugerir, e agir visando sempre a melhor solução para todos.

Prisões? Nenhuma! A nossa condição primordial de ser é sempre livre.

Ainda somos seres humanos em via da transformação. E perante o cenário da vida, a nossa atitude, a mensagem que passamos é que conta.

Rumo ao centro onde habita a sinplicidade de ser, contemplamos toda a paleta das cores com total isenção de certo ou errado.
Todos nós estamos a caminho de um propósito maior (mesmo aqueles que ainda não sabem)...
 
Changapeluda: Thanks! I'm glad you liked it.
I don't know who Sid Vicious and his girlfriend are, maybe I should...
:)

Rosário: Obrigada pela visita.
Pois acreditar é o primeiro grande passo, o resto surge quase naturalmente, com a ajuda sempre sincronística do Universo.
:)
 
Lumen Origine: "Tudo ocupa o seu devido lugar enquanto for necessário". Ora aí está, é isso mesmo, e no caminho do crescimento o desafio é lidarmos com cada uma destas coisas o melhor possível. E sim , a mensagem que passamos conta muito, para o melhor e para o pior, por isso a nossa responsabilidade é acrescida...
:)
 
Sid Vicious was the crazed lead singer of the Sex Pistols, a punk band from England. His even crazier girlfriend put a thick chain around his neck with a heavy lock, then closed the lock. When he asked her for the key she said, "What key?"

Crazy kids in love
:0]
 
Changapeluda: Oh, really crazy kids in love!...
Thanks for the explanation.
:)
 
Post a Comment



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?