Friday, September 01, 2006

 

Ingénuos, distraídos, cegos, insensíveis ou simplesmente machistas?


Pronto, mais um comentário dos que me fazem entrar prontamente em ebulição: “Não se pode exigir a um homem que tenha vocação para tratar dos filhos! Muito menos para colaborar nas tarefas da casa. Os homens não foram talhados para isso!”

Com que então não se pode exigir a um homem que tenha vocação para tratar dos filhos? Claro, seria uma grande sobrecarga, compreende-se, é muito mais fácil atirar para cima da mãe todos esses afazeres e responsabilidades, coisas pequenas que simplesmente permitem garantir a continuação da vida criada pelos dois (parece que ainda são precisos dois nesta matéria). Pois é óbvio que é muito mais prático não ter de mudar fraldas e dar comida e outras coisas afins, isso não são coisas de homem, a mulher que trate disso quando chegar todos os dias do trabalho tão estafada como ele mas cheia de vontade de cumprir todas as suas outras funções (para além de tratar da descendência, cuidar da casa, da comida, da roupa e todos os outros etcs) enquanto o homem tranquilamente cumpre as suas próprias tarefas (ler o jornal, dormir a sesta, ver futebol, ou, com um pouco de sorte desentupir algum cano de três em três anos ou limpar o carro de dois em dois meses). É sem dúvida o mais justo, porque os homens não foram talhados para essas coisas e não têm capacidade nem desejo de as aprender (safa, não são loucos nem masoquistas, o que é isso de cavar a sua própria sepultura, ainda se habituavam a isso, não, nem pensar, é melhor deixar ir andando, as mulheres vão fazendo!).

Claro que também não foram talhados para serem justos, porque se fossem, ou se tivessem capacidade de entendimento (mínima que fosse) conseguiriam perceber a tremenda injustiça que é a sobrecarga a que sujeitam as mulheres. Esqueceram-se de que já não vivemos na época em que as mulheres tinham como única “profissão” serem donas de casa. Hoje têm de exercer outras profissões, tal como os homens, mas a sociedade recusa-se a perceber as mudanças e continua a atribuir-lhe a exclusividade, o grande privilégio, de acumular todas as funções.

O meu grande e sincero louvor às super mulheres que acumulam tantas funções injustamente, mas não sei se é muito boa ideia, a continuar assim nada vai mudar.E aos homens, só lembrar: felizmente uma das nossas partes componentes chama-se cérebro, e era bom que fosse usado de tempos a tempos, sob pena de poder vir a enferrujar e desactivar por falta de uso.

P.S. Ok, ok, eu sei que nem todos são assim tão “distraídos”. O meu louvor às honrosas excepções.


(Imagem: Justin Angel)

Comments:
Respondendo à tua pergunta do t+itulo, eu diria: simplesmente palhaços! :)
 
Pois...
Ainda não sei bem...
Mas ainda tenho fé nas "honrosas excepções"...
:)
 
Da parte que me toca, agradeço o louvor :)
 
He,he...
Se assim é, parabéns! Talvez pertenças a uma espécie em extinção... Ou talvez, melhor dizendo, em renovação...
:)
 
Prefiro a 'renovação', é mais positiva :)
 
Estamos de acordo!
:)
 
Cá em casa quem cozinha sou sempre eu.
 
Muito bem. Aumenta a minha esperança na evolução do género.
:)
 
Post a Comment



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?