Monday, October 30, 2006

 

Sangue é vida


Ter o meu pai hospitalizado e a levar sucessivas transfusões de sangue fez-me pensar sobre uma questão que tem andado latente já desde há algum tempo.

Para que ele o pudesse levar, alguém teve de o dar. Visto que não se fabrica, só se pode contar mesmo com a solidariedade humana. E eu tenho andado distraída. Já várias vezes pensei nisso, mas passa um dia, depois outro, e sim, eu devia dar, mas agora não é boa altura, amanhã também não, por um motivo qualquer, e assim se vai passando o tempo. Se todos tivessem agido assim, o meu pai não teria tido o sangue quando era vital tê-lo.

Às vezes é preciso confrontarmo-nos com as coisas para tomarmos consciência do nosso descaso que devia ser responsabilidade e colaboração.

Sim, eu tenho o clássico pavor das agulhas, provavelmente meio mundo terá o mesmo problema, mas tenho de o ultrapassar. É uma obrigação cívica e moral.

Terei eu o direito de, porque hoje não dá jeito, amanhã me esqueço, no dia a seguir me lembro do tamanho das agulhas e depois por desleixo ou por outra coisa qualquer, privar uma pessoa da vida que lhe podia dar? Acho que não.

Acabou-se a indecisão, o adiamento e a inércia. Eu vou dar sangue!

(Imagem de http://www.anvisa.gov.br/cidadao)

Comments:
Gostei da decisão... da escolha. Deixa para lá o passado e o pavor a agulhas. O importante foi a tua escolha.

A Vida é isto mesmo... escolher quando tiver que ser... mas sem objeções, culpas ou julgamentos do passado... mesmo que seja o nosso próprio passado.

Um Rh- ao dispor...

Fica bem.
 
Nem todos podem dar, sabias? Depende do peso/altura, tensão arterial e outros valores que agora me escapam. Mas quando fores eles informam-te.
Que corra tudo bem com o teu pai.
 
Sempre é hora de darmos o primeiro passo.Eu também tenho medo de agulhas e de "olhar para sangue,mas se um dia for preciso meu lado "humano" vai falar mais alto que meu medo. Se precisar de alguma coisa conte comigo,quem sabe a hora não é essa de deixar o medo de lado. DEUS ilumine teu pai e muita força!
 
Há já muito tempo que tomei consciência da importância de doar sangue... Creio, que desde a adolescência...
Mas, devido a problemas de saúde anteriores não posso dar sangue!
Com muita... mas, mesmo muita pena minha!

Espero sinceramente que corra tudo bem com o teu pai.

Um abraço grande para ti e para ele.

Saudações de Montejunto.

:) **
 
É tão importante. Já precisei de receber sangue. Solidário contigo.
 
A Mónada: Não sinto propriamente culpa, apenas uma forte sensação de que agora é que tem de ser, isto foi uma espécie de chamado à acção. A vida tem formas curiosas de nos mostrar o que quer que façamos em determinado momento...
"Um Rh- ao dispor..." Boa :)
:)

Ilhota2: Obrigada. Eu sei que obedece a determinadas normas, mas vou tentar, logo me dirão se posso ou não. Vou tentar cumprir a parte que me compete, se não for possível não será por falta de predisposição ou esforço meus.
:)

Mara: Obrigada. O sangue de que o meu pai precisou foi logo no início, de urgência, já nem eu fui a tempo de lhe dar. Por isso é que comecei a pensar que se não nos decidirmos a dar sangue antes da hora de ele ser necessário, quando ele for necessário podemos não ir a tempo.
:)

Estranha Pessoa Esta: Obrigada. Realmente é uma pena que quem está desperto e disponível não possa dar sangue, mas acredito que o Universo tem boas razões para tudo.
Saudações do mesmo sítio ;)
:)

António Rosa: É realmente muito importante, tanto como a própria vida...
:)
 
ja tentei dar numa altura em que a minha mae precisava mas o meu sangue nao serve por ser demasiado liquido , apesar de ser Universal positivo...
puderei tentar mais uma vez, olga
um beijo para ti
 
xiiiiiiiii... já ando com esse problema desde o parto da minha filha há 17 anos, quando recebi eu a transfusão de sangue.


Sinto a necessidade de "pagar" essa transfusão e de retribuir que quem anonimamente, tao gentilmente, o tinha disponibilizado.

nem tenho meod de agulhas.
Mas a inércia....

E, sinto culpa, sim, um peso grandeeee

rosario
 
Greentea: Pelo menos tentaste, já fizeste a tua parte.
Um beijo para ti também
:)

Rosário: Estás sempre a tempo. Força!
:)
 
Post a Comment



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?