Tuesday, November 14, 2006

 

Em defesa dos cabelos brancos



Água mole em pedra dura tanto bate até que fura.
É a teoria que muitos pensam conseguir que se aplique a mim. Estão enganados. Quando muito conseguirão qualquer coisa do género:
Água mole em pedra dura tanto bate até que satura (ou chateia, ou exaspera, …).

O motivo da chateação é uma mera questão de tinta. Sim, o problema é de cor. Cor de cabelo. Familiares, amigos, conhecidos, e até alguns desconhecidos (!!!), conjugam esforços no sentido de me convencerem a fazer alguma coisa contra os meus já visíveis cabelos brancos. “Porquê?” Pergunto eu. “Para pareceres mais nova” Respondem-me. “E para que quero eu parecer mais nova?” Volto a perguntar. E fico sem resposta.

Não percebo porque é que os cabelos brancos incomodam tanta gente. Ou talvez até perceba, pensando bem. Parece-me que talvez esteja relacionado com dois factores. Por um lado o culto da imagem, a importância do parecer. Por outro lado o medo de assumir a passagem do tempo, do envelhecimento.

Pois a imagem pode até ser importante, sim, mas q.b., nunca ao ponto de me tornar escrava de visitas quinzenais ao cabeleireiro para esconder dois milímetros de raiz da cor original. E porquê esconder afinal? Não sinto qualquer necessidade de parecer mais jovem mudando a cor do cabelo porque já me sinto jovem sem ter de mudar nada. E não tenho qualquer problema com a passagem do tempo (que vai deixando alguma neve no meu cabelo, como diz o fado) porque não encaro o envelhecimento como algo negativo, pelo contrário, encaro-o como o acumular de experiências e vivências que nos vão dando cada vez mais sabedoria. Mais: confesso que até acho que os cabelos brancos dão um certo charme…

Eu compreendo e respeito quem sente necessidade de se refugiar na tinta para se sentir bem. Só peço que façam o mesmo comigo. Ou, mesmo que não me compreendam, pelo menos respeitem e aceitem como eu sou (cabelos brancos incluídos). Não sei se será pedir muito…


(Imagem: Ashley David, Shine)

Comments:
Pois eu respeito a tua decisao e as tuas escolhas!

Beijinhos :)
 
É assim mesmo Olga! Devemos estar como nos sentimos bem.Que importa a opinião dos outros?
Beijinhos de alguém que tb já tem centenas eheheheeh
 
"Aquele que acredita ser jovem,logo rejuvenescerá,e aquele que se crê senil,logo envelhecerá."

Se te sentes bem assim,nada mais importa.Segue firme nas tuas decisões se estás feliz assim!
Beijos
 
This comment has been removed by a blog administrator.
 
a mim, os cabelos brancos nunca incomodaram.

também nunca percebi porque razão as pessoas, algumas, se sentem incomodadas.

se houver alguém que tenha, realmente, uma boa explicação para isso, eu calo-me já quanto a este assunto.

(se faz favor, podes apagar o comentário anterior??? obrigada)
 
Boa Olga.

Gostei.

O nº de cabelos brandos não é o que determina a idade mas a tua abertura perante a vida.

Assim enquanto viveres o mistério da vida. Enquanto te sentires surpresa por algo que te aconteça todos os dias. Então serás sempre jovem e alegre.

Lembra-te que quando pensares que já sabes todas as resposta... Vem a vida e muda-te as perguntas.

Por exemplo... e porque não pintas o cabelo todo de branco? (Brinco)

Um abraço GRANDE.

Fica bem.

P.S.- Não fiques a pensar mais nos cabelos branco... eu só estava a brincar. Brancos ou pretos ou grisalhos, é indiferente se qualquer que seja a nossa escolha, ela nos fizer sentir bem.
 
Também nunca entendi muito bem essa questão.

Eu sinto ou acho que os cabelos revelam muito das pessoas (estranhezas não ligues eheheheh) e sinceramente nunca entendi isso de pintar o cabelo.
Se gostarem pintam.
Se não gostarem não pintam.
E que sejamos nós próprios com ou sem tinta.. pura e simplesmente como nos sentimos bem.

E olha concordo contigo eheheh os cabelos brancos têm um certo charme ;)
 
Gosto de cabelos brancos. Os meus, desde logo, são-no.

Abraço.
 
Também sou da tua opinião, penso que alguns cabelos brancos dão um certo charme (mas não devem ser em demasia!). Respeito a tua escolha. Eu também não sou escrava das cabeleireiras. Estou a precisar de dar um cortezinho ao meu cabelo, já vai para uns 2 meses. Enfim!!
 
Mamaíta: Obrigada. Seguissem outros o teu exemplo...
:)

Ilhota2: Se fossem só opiniões até se toleravam bem, o pior é quando insistem em torrar-nos a paciência até à exaustão sempre com a mesma conversa...
:)

Anonymous: Hi!
I'll check out the site. Who knows...
:)

Chama Violeta: Boa citação. Nem mais!

Sonhador: Pois... eu também continuo à espera de uma boa explicação. Mas acho que é coisa para se esperar sentado, não me parece que chegue tão cedo (se é que chegará)...
:)


Mónada: "O nº de cabelos brandos não é o que determina a idade mas a tua abertura perante a vida." Exacto! E é também essa abertura que nos permite aceitar com tranquilidade a mudança das perguntas quando as respostas pareciam certas.
Sim, pintar o cabelo de branco também era uma possibilidade, mas pelos mesmos motivos que não o pinto de escuro também não o pinto de claro. Quero-o assim, ao natural, como a natureza mo dá. Não sei se algum dia mudarei de opinião (nunca se pode garantir nada), mas por agora estou firme nisto. Quem sabe se ainda algum dia o pinto de azul, ou de laranja que é mais a minha cor...
:)

Estranha Pessoa: Também concordo contigo, os cabelos, como tantas outras coisas, revelam muito das pessoas.
"E que sejamos nós próprios com ou sem tinta." Ora aí está, essa é que deveria ser a grande prioridade.
Ah, é verdade, não sei se reconheceste os candeeiros do post anterior...
:)

António Rosa: Talvez devessemos pensar em criar um movimento a favor dos cabelos brancos...
:)

Fátima Vinagre: Se considerarmos que são em "demasia" estamos a impor limites. E depois, o que se faz aos que se considera que estão a mais?
:)
 
Risos.. engraçado que eu tenho a situaçao inversa: a filhoca a torrar me a paciencia para que eu deixe os cabelos grisalhos, pois que dao charme, rsrrsr..

Mas, a verdade é que quer a cabeça, quer os cabelos, são meus, e, como tal a decisão é minha também ehhhe

E eu, para já, gosto muito de os ver escuros, como sempre foram rsrsrsrsr

rosario
 
Sim, reconheci ehehe :) **
 
Pintam-se! Nem que seja de branco! Eheheh! Bj
 
Rosário: Estás no teu direito. Curioso é que o torranço parece ser uma constante, qualquer que seja a opção. Só pode ser para nos ensinar alguma coisa... Mais que não seja, a sabermos ser fiéis a nós próprios.
:)

Estranha Pessoa: ;)

Fátima Vinagre: Pronto. Também é um direito teu. E porquê só duas alternativas? Porque não verde, violeta, azul turquesa?...
:)
 
Post a Comment



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?