Sunday, January 07, 2007

 

O fantasma do egoísmo


Em conversa com uma jovem, um destes dias, apercebi-me como o fantasma do egoísmo atemoriza os que sentem que estão por cá para fazer o bem.

Estava perdida de si, esta menina, distribuída em pedacinhos pelos problemas dos que a rodeiam, pais, avós e amigos. Fragilizada. Perdida do seu centro.

Foi fácil ajudá-la a perceber que se ela não estiver bem, centrada, equilibrada, forte, não consegue ajudar ninguém, por mais boa vontade que tenha, por mais solidária que seja, por mais que ame as pessoas em causa.

Há pessoas que acreditam que ser generoso e ajudar os outros implica esquecer-se de si próprio. Por medo de serem egoístas saltam a etapa do cuidar de si e dedicam-se a cuidar dos outros.

Não é esse o caminho. Se não se dedicarem regularmente ao reforço da sua energia, do seu equilíbrio, não estarão em condições de ajudar quem quer que seja.

Jesus disse “Ama o próximo como a ti mesmo”, não disse “Ama o próximo em vez de a ti mesmo”.

A quem acha que cuidar de si próprio e amar a si próprio é egoísmo eu respondo que é precisamente o contrário, a base do altruísmo é eu cuidar do meu reservatório de energia, de serenidade, de equilíbrio, de força, para a poder dar aos outros. Se não tiver lá nada, nada posso dar, por mais que queira.

Então vejo as coisas desta maneira:

Egoísmo:

1º Cuidar de mim
2º Cuidar de mim
3º Cuidar de mim

Altruísmo:

1º Cuidar de mim
2º Cuidar dos outros
3º Cuidar do mundo

O egoísta centra-se exclusivamente em si próprio, nada mais lhe interessa para além do seu umbigo. O altruísta trata de si próprio para estar em condições de cuidar do que o rodeia.

Que este fantasma seja reformado compulsivamente e deixe de atormentar e tentar enganar as pessoas de bem.


(Imagem: Poster Caring)

Comments:
Exactamente!
bjinhos
Vera
 
que assim seeja!!!
 
Cada bloguista participante tem de enunciar cinco manias suas, hábitos muito pessoais que os diferenciem do comum dos mortais. E além de dar ao público conhecimento dessas particularidades, tem de escolher cinco outros bloguistas para entrarem, igualmente, no jogo, não se esquecendo de deixar nos respectivos blogues aviso do “recrutamento”. Ademais, cada participante deve reproduzir este “regulamento” no seu blogue.”A ideia é identificar 5 (cinco) manias, ao jeito de uma auto-análise bem disposta. E quem me deu esta difícil tarefa foi " Cachorro Cósmico Branco" e a "Célia Marina".
Acho que não custa participar da brincadeira,afinal ano novo...tudo novo!!!!Até as brincadeiras...
 
Bom ano Olga! Muito bom este texto. Partilho da mesma opinião. Que este ano de 2007 seja o ano da trasformação Altruísta, deixando de lado o egoismo desenfreado que domina a sociedade em que vivemos.
É um bom lema para 2007
Cuidar de nós,Cuidar dos outros,Cuidar do Mundo!
Gostei muito :)
 
Fénix (Vera): É bom irmos tomando consciência destas coisas, não é?... E já agora, se pudermos ajudar os outros a ir tendo consciência também, melhor...
:)

Greentea: Que assim seja, efectivamente!
:)

Chama Violeta: Apanhaste-me!
OK, desafio aceite.
:)

Rei Sapo: Obrigada pelo elogio.
Concordo que seria muito bom lema. Se cada um de nós começar a segui-lo o fenómeno alastra...
Bom ano para ti também.
:)
 
É preciso ter força para caminhar, antes mesmo de querer ajudar o próximo a seguir conosco.
 
Noite: Tens toda a razão. Não poderia ser de outra maneira.
:)
 
Post a Comment



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?