Sunday, June 17, 2007

 

A grande responsabilidade do pequeno grão de areia e da gota de água






“Creio que se um homem se enriquece espiritualmente, o mundo inteiro se enriquece com ele, e que se desfalece, o mundo inteiro desfalece na mesma medida.” Gandhi



“Não vale a pena, que diferença posso eu fazer num mundo tão grande? Que diferença pode fazer uma gota de água num oceano?” É uma expressão recorrente, e talvez seja uma forma de nos desresponsabilizarmos de cumprir a nossa parte. É mais prático, mais cómodo, mais fácil aceitar a rendição. Mas a que preço? Encostados à bananeira, sem pensar e sem agir, vamos passar o tempo a lamentar a vida que está má, o mundo que está caótico, os outros que andam todos loucos… Pois é, uma saída airosamente hipócrita e cega. Está mais do que na hora de percebermos que o problema está em nós. E a solução também.

E a propósito:

"Quando eu era jovem e livre, sonhava em mudar o mundo. Na maturidade, descobri que o mundo não mudaria.
Então resolvi transformar meu país. Depois de algum esforço, terminei por entender que isto também era impossível.
No final de meus anos procurei mudar a família, mas eles continuaram a ser como eram.
Agora, no leito de morte, descubro que minha missão teria sido mudar a mim mesmo.
Se tivesse feito isto, eu teria sido capaz de transformar minha família.
Então, com um pouco de sorte, esta mudança afetaria meu país e - quem sabe - o mundo inteiro."

Epitáfio de um bispo anglicano da Abadia de Westminster, século XII.

(Imagem: Fotografia Olga Correia)

Comments:
Las gotas de agua más tristes se llaman lágrimas...
 
saludos...
 
Que sabedoria a do Bispo anglicano... e a de Gandhi... e a tua...
É isso mesmo, somos grãos de areia, ou gotas de água, mas contamos. E se mudarmos a nós próprios, mudamos um pouco do mundo.

Gostei também muito deste(s) texto(s), mas hoje tenho que ser mais sucinta.

Só acrescento que és uma gota de água que contagia as outras, e tenho a agradecer a minha parte.


Vou estar ausente algum tempo.
Desejo-te boas férias, quando for o caso.

Beijinhos e até sempre.
 
Informação:

Vale a pena conhecer a "Comunidade Espiritual" (virtual) que está a ser criada [quase pronta] por Pedro Elias.

Uma obra fascinante, que será uma referência para a língua portuguesa.

Conheçam no seguinte endereço:

http://www.horiah.org/comunidade_espiritual
 
Ligeia:
Verdade, podem ser tristes... mas também podem ser muito felizes.
:)

Margri:
Imagina aqui um bonequinho a sorrir, corado e sem jeito...
Sempre simpáticas as tuas palavras.

Espero que tenhas umas excelentes férias.
:)

António Rosa:
Lá irei. Obrigada.
:)
 
Post a Comment



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?