Friday, February 12, 2016

 

Crónicas do lobo mau - Evolução


 
Imaginemos a seguinte situação:

A dado momento, uma pessoa apercebe-se de uma atitude de outra(s) pessoa(s) que a incomoda, irrita e prejudica.

Respostas possíveis:

Primeira reacção, instintiva

   "Grande cabra(ão)!..."

Segunda reacção, compassiva

   "Todos temos os nossos defeitos, faz parte do ser humano..."

Terceira reacção, consciente

   "Em última instância, num nível superior, a minha alma pediu-lhe para me criar esta situação para eu poder aprender alguma coisa com esta experiência, então vamos lá ver o que é que eu tenho de aprender..."

 

Podemos escolher ficar só por uma das reacções, por duas, ou passar pelas três fases evolutivas. Se ficarmos pela primeira aproximamo-nos do nível animal, se ficarmos pela segunda atingimos o nível humano, se chegarmos à terceira aproximamo-nos do divino.

 

A primeira resposta é rancorosa, a segunda boazinha, a terceira consciente.

Na primeira etapa a responsabilidade é atribuída ao outro, na segunda é atribuída ao outro mas desculpabilizando-o, na terceira assume-se a responsabilidade do próprio.

O primeiro nível é o da vítima, o segundo aproxima-se do santo, o terceiro é mestre de si mesmo.

O primeiro reage em função das suas emoções primárias, o segundo reage em função da compreensão que desenvolveu da natureza humana, o terceiro reage em função da consciência que adquiriu de que há um propósito maior para cada experiência de vida.
 
(Imagem: retirada da internet, sem indicação de autor)

Comments: Post a Comment



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?